junho 05, 2020

Oficinas para definição de Parâmetros Urbanísticos na ZEIS do PICI



Em Outubro de 2019,  os bolsistas do ArqPET que integravam a equipe técnica do PIRF-UFC participaram da organização e da realização de uma serie de oficinas participativas com o objetivo de definir junto com os moradores os parâmetros urbanísticos da ZEIS do PICI. Quatro locais foram escolhidos pelos Mobilizadores e Conselheiros como estratégicos para facilitar o deslocamento de moradores, considerando a distância das casas e os conflitos de limites territoriais internos) e a necessidade de contemplar as diferentes ocupações (Planalto do Pici, Fumaça, Entrada da Lua e Feijão):

- Oficina 1. Local: Associação de Moradores do Campus do Pici - AMOCAP, Rua 23 de Março nº 10.  Data: 14 de outubro de 2019. 

- Oficina 2. Local: Espaço Cultural Frei Tito de Alencar - ESCUTA, Rua Noel Rosa nº 150 Data: 15 de outubro de 2019.

- Oficina 3. Local: Escola Adroaldo Teixeira Castelo, Rua Alagoas nº 2267. Data: 16 de outubro de 2019. 

- Oficina 4. Local: Escola Municipal Júlia Giffone, Rua Coronel Matos Dourado, nº 1349. Data: 18 de outubro de 2019.

Dada à necessidade da realização das oficinas nos turnos da noite (fora do horário comercial e de trabalho da maioria da população), no intuito de contar com a participação de um maior número de pessoas, os mobilizadores e conselheiros da ZEIS solicitaram que as oficinas não durassem mais de 2 horas. O tempo limitado, diante da complexidade do tema a ser trabalhado, tornou necessário eleger parâmetros prioritários a serem discutidos. Estes foram: área mínima do lote; testada mínima do lote; gabarito máximo da edificação.

A oficina foi dividida em três momentos diferentes: a) apresentação da temática para os presentes; b) aplicação de dinâmica em grupo e pactuação prévia de valores para cada um dos parâmetros; c) explanação dos valores previamente acordados pelos grupos e discussão aberta para pactuação dos valores finais da oficina.