Ensino


Recém Ingresso

Grupo Recém Ingresso 2013



Atividade de Desenho Recém Ingresso 2013



O Curso de Recém-Ingresso “Introdução ao Curso de Arquitetura e Urbanismo” visa transmitir uma noção básica das atividades desenvolvidas no Curso de Arquitetura e Urbanismo (CAU), apresentando seus diversos ramos de estudo. Alguns objetivos orientaram as principais decisões do grupo: fornecer subsídios teóricos e práticos para os alunos; incitar a curiosidade acerca das questões expostas; promover integração dos alunos recém-ingressos; difundir o papel social do arquiteto-urbanista; possibilitar aos bolsistas do ArqPET uma experiência docente; entre outros. 

Tem-se o intuito de fornecer aos novos alunos a oportunidade de ingressar na universidade de modo integrado e preparado, possibilitando a participação de forma ativa nas atividades acadêmicas; e de contribuir para a consolidação de um curso pensante e crítico.






Curso de ArcGIS


Pelo fato de o PET Arquitetura e Urbanismo da UFC ser focado no estudo da problemática da urbanização de risco no Brasil, sentiu-se a necessidade de um instrumento que pudesse auxiliar nas atuais e futuras atividades de pesquisa e extensão do grupo.
Dessa forma, os professores e tutores do PET Clarissa Freitas e Renato Pequeno organizaram um curso do software ArcGIS, que trabalha com Sistemas de Informações Geográficas (SIG).


O curso, com carga horária de 24h/aula, aconteceu em junho de 2010 e foi ministrado pelo arquiteto-urbanista Arthur Molina. Teve como participantes os bolsistas do PET, bem como integrantes de outros grupos do Departamento de Arquitetura e Urbanismo. O programa trabalha com geoprocessamento, um conjunto de tecnologias, métodos e processos para a manipulação digital de dados e informações geográficas. Assim, ele possibilita o cruzamento de 

dados, bem como a criação de mapas, tornando-se útil para diversas áreas do conhecimento. Além de aprender a utilizar o programa, os alunos puderam se familiarizar com o banco de dados disponibilizado pelo IBGE e por outras
instituições envolvidas com a atividade de ordenamento territorial no Brasil.


Os participantes assumiram o compromisso de disseminar esse conhecimento pela faculdade, então, formou-se um grupo no PET para organizar um mini-curso para os outros alunos da faculdade. A primeira edição aconteceu em novembro de 2010, com 8h/aula. A segunda ocorreu em outubro e novembro de 2011, com 12h/aula. 

Hoje o Curso de ArcGIS cresceu e tem como público não só alunos do DAU-UFC, mas também profissionais de diversas áreas.
Recentemente foi realizado com o apoio da ASTEF duas vezes em um período de 6 meses. Uma foi ministrada por Arthur Molina e outra pela Lara Lima, também arquiteta-urbanista sendo os monitores dos dois cursos alunos integrantes do ArqPET, que também ministraram mini cursos do programa do SigradLAB. 
A previsão é de que este curso se realize pelo menos anualmente para uma maior divulgação das ferramentas SIG nos Cursos de Arquitetura e Urbanismo da cidade, em outros cursos da UFC e entre profissionais graduados.

Comentários