junho 05, 2020

Oficinas do Plano Urbanístico da ZEIS Pici

Em dezembro de 2019, os bolsistas do ArqPET que integravam a equipe técnica do PIRF-UFC participaram da organização e da realização de oficinas participativas para apresentação, discussão e pactuação das proposições para o Plano Urbanístico da ZEIS Pici. 
Em reunião prévia com a equipe da UFC, os Conselheiros e Mobilizadores Sociais definiram duas áreas distintas do território da ZEIS para a realização das oficinas.

- Oficina 1: realizada em 06 de dezembro de 2019 (sexta-feira), no Espaço Margarida Alves, localizado na Rua São Francisco - n. 111, tendo início às 16h e término às 20h com um total de 15 participantes; 
- Oficina 2: realizada em 11 de dezembro de 2019 (quarta-feira), no Salão Paroquial da Igreja São Francisco, localizado no endereço Rua Major Sucupira, 450 - Pici, Fortaleza - CE, tendo início também às 16h e término previsto às 20h com um total de 12 participantes.
A definição da duração de aproximadamente 4 horas para as oficinas foi baseada no volume de informações e na complexidade da soluções que seriam apresentadas, já que o intuito desses momentos de diálogo com a comunidade era o de dar conhecimento aos moradores das propostas de melhoramento urbanísticos assim como discutir a sua pertinência, adequando-as à realidade social de que mora no território. 
Especificamente, as duas oficinas realizadas tiveram como objetivos a pactuação das ações referentes ao plano, a definição da prioridade dessas ações e a escolha dos espaços públicos a serem alvos dos projetos específicos que a equipe técnica de Arquitetura e Urbanismo detalhou posteriormente.  

As oficinas, então, foram divididas em quatro momentos: a) apresentação da temática e dos objetivos da referida oficina para os presentes reunidos em um só grupo; b) divisão dos presentes nos dois grupos temáticos para explanação, discussão e pactuação das ações; c) definição da ordem de priorização da ações; d) escolha dos espaços.  

Figura 1. Momento de apresentação da temática e dos objetivos da oficina. Fonte: Acervo equipe Arquitetura e Urbanismo PIRF-UFC (2019).

Para a realização das atividades, a equipe técnica produziu mapas com informações diagnósticas e com as propostas de intervenção e também elaborou um esquema de votação com adesivos numerados de 1 a 4 para a definição das prioridades. Nas oficinas, os mapas impressos foram manuseados, riscados e anotados no decorrer da discussão com os moradores. Foram também disponibilizados alfinetes coloridos para indicar a localização das intervenções. Somente durante a discussão do grupo de mobilidade e saneamento da Oficina, optou-se pela utilização de slides para apresentação das propostas em razão das limitações que a impressão dos mapas impõe às dimensões do produto exposto.  Para elencar a prioridade das ações, cada morador recebeu os quatro adesivos, que deveriam ser afixados em cédulas de votação expostas nas paredes do local, sendo o valor 4 atribuído à ação mais prioritária o valor 1 à ação menos prioritária. 


Figuras 2 e 3 Participantes da Oficina 2 votando e cédula de votação após a apuração dos votos. Fonte: Acervo equipe Arquitetura e Urbanismo PIRF-UFC (2019)

Compilados no capítulo de Intervenções Urbanísticas do Plano, os resultados pactuados a partir da participação dos moradores nas oficinas foi essencial para a modificação das proposições baseadas nas demandas reais da população local, além de fundamental na produção do estudo preliminar dos projetos do Parque Linear na Rua Pernambuco e de revitalização urbana no entorno do Cuca (ainda não entregue) da ZEIS Pici. 

Comentários