junho 05, 2020

Oficina de Plano Urbanístico da ZEIS do Bom Jardim

Em dezembro de 2019, a equipe do PIRF (Plano Integrado de Regularização Fundiária), que contou com a participação ativa de bolsistas do ArqPET, organizou uma oficina participativa para debater junto com os moradores o Plano Urbanístico da ZEIS do Bom Jardim. 
A oficina ocorreu na sede do Centro de Defesa da Vida Herbert de Souza (CDVHS), importante equipamento de apoio no território, e contou com a participação de 35 moradores de diversas comunidades (Marrocos, Paz, Pantanal, Nova Canudos, Santo Amaro, São Vicente norte e sul, entre outras). Seu objetivo central era apresentar aos moradores as possibilidades propositivas para a ZEIS, discutindo temáticas pertinentes ao território a fim de estabelecer diretrizes para a escolha e espacialização das intervenções. Foram sistematizadas possíveis soluções e cenários de intervenção para os problemas encontrados em cada eixo temático, de modo que, após a exposição das questões, os moradores pudessem discutir e votar no cenário de sua preferência. 
As atividades foram dividas em dois momentos. O primeiro, pela manhã, destinou-se a debater as principais temáticas relativas às proposições do Plano Urbanístico: saneamento e pavimentação, espaços livres e mobilidade e transporte público. Ao final da manhã os moradores escolheram soluções e cenários de intervenção para cada um desses eixos. No segundo momento, pela tarde, retomou-se as questões debatidas no turno da manhã e foi proposta uma dinâmica em grupos para eleger que terrenos seriam destinados ao reassentamento de habitações e à construção de equipamentos públicos.

Figura 1. Momento de discussão sobre as funções do espaço público. Fonte: Acervo equipe Arquitetura e
Urbanismo PIRF-UFC (2019).

A equipe se utilizou de alguns métodos específicos para a viabilização da oficina, que pretendia abarcar essas diversas discussões. Alguns deles foram:
  1. Uma dinâmica, no começo da manhã, para refletir sobre e votar que aspectos de qualificação urbana seriam priorizados (Figura 2);
  2. A utilização de material gráfico impresso, a pedido da comunidade, incluindo um livreto do Plano Urbanístico, que também apresentava os cenários de intervenção como forma de facilitar o momento de votação;
  3. O quebra-cabeça da ZEIS (Figura 4), formato pensado para viabilizar a discussão sobre os terrenos, no período da tarde, visto que fez-se necessário dividir os moradores em grupos, de acordo com suas respectivas comunidades (Figura 3). Esse artifício foi escolhido pela equipe por oferecer a possibilidade de trabalhar separadamente suas peças, em cada grupo, e posteriormente reuní-las, reconstruindo o território e fazendo as compatibilizações necessárias. 


Figura 2. Cartaz da dinâmica de Funções do Espaço Público (resultado). Fonte: Acervo equipe
Arquitetura e Urbanismo PIRF-UFC (2019).


Figura 3. Dinâmica com grupo de trabalho. Fonte: Acervo equipe Arquitetura e Urbanismo
PIRF-UFC (2019).


Figura 4. Quebra-cabeça montado (resultado). Fonte: Acervo equipe Arquitetura e Urbanismo
PIRF-UFC (2019).



A oficina foi um importante momento de esclarecimento, tomada de decisão conjunta e de escuta das demandas dos moradores. Desse modo, procurou-se construir o Plano Urbanístico para ZEIS do Bom Jardim levando em consideração as reivindicações comunitárias - como a pelo saneamento básico e ambiental, pela qualificação dos espaços públicos livres e pela ampliação da rede de transporte público na área -, frequentemente negligenciadas em diversos processos de planejamento da cidade.

Comentários