janeiro 28, 2019

Participação do ArqPET no XLII ENEA

Ocorreu nos dias 20 a 27 de janeiro, o XLII Encontro Nacional de Estudantes de Arquitetura e Urbanismo (ENEA Siará), no Campus do Pici da Universidade Federal do Ceará (UFC). A temática escolhida pela comissão organizadora do encontro foi "As fortalezas de cada cidade", na qual se buscou discutir sobre a construção do território cearense, suas desigualdades sócio-espaciais, a produção capitalista em Fortaleza, a mobilidade urbana e a preservação das manifestações culturais.

Nossa professora tutora Clarissa Freitas apresentou uma palestra sobre "A cidade informal e a possibilidade de uma atuação alternativa do arquiteto urbanista", na qual foi discutido o processo de ocupação do espaço urbano em Fortaleza, a informalidade dos assentamentos precários e a apresentação dos casos das ZEIS Bom Jardim, Lagamar, Serviluz e Poço da Draga.

Os ouvintes da palestra, que eram de diferentes estados do Brasil, demonstraram bastante interesse na atuação do arquiteto dentro das comunidades, houve troca de experiências e foram tiradas dúvidas sobre como é possível se aproximar mais da população e pôr em prática o que é estudado nas disciplinas de Projeto Urbanístico.