novembro 23, 2018

ArqPET no 3º Encontro de Urbanismo Colaborativo



Nos dias 12 a 14 de novembro foi realizado o 3º Encontro de Urbanismo Colaborativo, na Universidade de Fortaleza (UNIFOR). A proposta do evento foi dar visibilidade a ações, programas, práticas e projetos em andamento ou concluídos, em todo o Brasil, que proporcionam mais qualidade urbana e social para as nossas cidades e seus habitantes.

O ArqPET participou através da realização de uma oficina temática e apresentação de trabalhos na 3ª Mostra de Projetos de Urbanismo Colaborativo.

A oficina “Gera! Oficina de Jogo de Tabuleiro”, de autoria de Michaela Faria Alves e Nagila Raissa Silva Frota abordou a utilização do lúdico como instrumento de transformação do espaço urbano e de preservação ambiental, através do jogo Cidadania Verde, que foi apresentado durante a Mostra de Projetos.

Os trabalhos apresentados foram o “Plano Popular da ZEIS do Bom Jardim”, de autoria de José Wesley Silva dos Anjos, o qual falou sobre o papel que o ArqPET vem realizando no processo de regularização da ZEIS do Bom Jardim a partir de um plano popular participativo e o “Cidadania Verde” de autoria de Michaela Faria Alves, que trata da importância de um jogo de tabuleiro na apreensão do espaço e do processo de planejamento para o Parque Lagoa da Viúva, também no Bom Jardim. Ambos os trabalhos foram orientados pela Profª Clarissa Freitas.

Exposição dos banners dos projetos da Mostra ao ar livre.


Realização da oficina temática do “Gera! Oficina de Jogo de Tabuleiro”.

Tabuleiro do jogo “Cidadania Verde” com as cartas.

Os jogadores colocaram no tabuleiro suas propostas
para solucionar problemas existentes na Lagoa da Viúva.

                  



Comentários