outubro 16, 2018

Alterações de Zoneamento na OUC do Litoral Central anunciam especulação imobiliária e ameaçam ZEIS do Poço da Draga



A imagem acima explica a alteração de zoneamento proposta pela Prefeitura/SEUMA na Operação Consorciada Litoral Central (OUC), aprovada na 102ª reunião da CPPD. Nesta imagem percebe-se que o zoneamento do terreno da INACE, que estava classificado como ZPA (Zona de Preservação Ambiental) no plano diretor vigente, foi alterado para Zona 6 da OUC. Ou seja, uma área que não podia construir nada (potencial construtivo 0), se torna um excelente ativo imobiliário (potencial construtivo 6), pois o proprietário passa a poder construir edifícios totalizando uma area de até 6 vezes a área do terreno. Essa mudança afetará bastante o entorno, e em especial a ZEIS do Poço da Draga que está localizada entre esse terreno e o Acquário.

 A despeito de morarem em uma Zona Especial de Interesse Social, os moradores não foram previamente informados dessa mudança, e temem serem expulsos de suas casas como resultado do processo de valorização imobiliária do entorno. Infelizmente, a contrapartida que o poder público irá receber para fazer essa concessão (que vale milhões aos proprietários) não está clara no documento da Operação Consorciada aprovado na última quarta-feira dia 10/10/2018. Um croqui inicial, contido no documento dos estudos das OUCs disponíveis no site da SEUMA, propunha a construção de uma grande praça em cima da maioria das casas da comunidade.

A imagem foi produzida por bolsistas do ArqPET em parceria com o projeto de iniciação cientifica (PIBIC-UFC/FUNCAP) "Assentamentos Informais em Fortaleza Planejamento Insurgente e a visualização das disputas Urbanas". Esperamos que ela ajude a informar o debate público sobre o processo de transformação urbana desta area da cidade, e em especial os atuais moradores e frequentadores da região.

Comentários