abril 12, 2018

Raízes da Praia: Uma ocupação em pauta | Reunião 22/03

por Raquel Rocha

Em 22 de Março de 2018, membros do ArqPET  (Tutora Clarissa Freitas e as bolsistas Manuela Teixeira, Lina Garcia e Raquel Rocha) estiveram presentes na reunião de articulação ZEIS Praia do Futuro junto com advogados, representantes de comunidades em ocupações em Fortaleza e Zona Metropolitana, com  o Instituto de Planejamento de Fortaleza (Iplanfor), Movimento dos Conselhos Populares - MCP e a comunidade Raízes da Praia, que ocorreu no Centro Comunitário Santo Expedito, sede da Associação Raízes da Praia. A pauta da Reunião consistia, em um primeiro momento, em elaborar uma comissão de articulação para mobilizar as comunidades que estão dentro do perímetro da ZEIS Praia do Futuro delimitada em 2009 pelo Plano Diretor de Fortaleza, que compreende as ocupações e vazios urbanos da região.

No decorrer das apresentações moradores do Raízes da Praia colocaram aos representantes do Iplanfor, o descaso da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Habitacional - Habitafor em relação às demandas e os direitos da comunidade. No momento, a resistência Raízes da Praia encontra-se com a problemática da vala, localizada no interior do terreno ocupado pelos moradores, um atual obstáculo para a construção do projeto habitacional aprovado pela comunidade ano passado. Desde Junho do ano passado (2017) a Habitafor se comprometeu a solucionar o problema de saneamento com a assistência do Engenheiro Anascélio da própria secretaria, porém não cumpriu com a promessa.

Em resposta aos moradores sobre as críticas feita à Habitafor, o Iplanfor sugeriu que a comunidade buscasse contato com outras secretarias principalmente a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinf) que é o órgão responsável pela elaboração e fiscalização de projetos de engenharia da Prefeitura de Fortaleza e assegurou que internamente iria dialogar com as demais secretarias que podem colaborar com o caso para uma reunião de diálogo. Posteriormente à reunião descrita, a Habitafor desmarcou duas reuniões que havia pactuado com comunidade.

Além deste compromisso assumido pelo Iplanfor, a reunião teve como resultado o comprometimento de alguns moradores do Raízes, de outras comunidades próximas e de representantes de movimentos presentes, em articular outros moradores da ZEIS Praia do Futuro juntamente com a Iplanfor.

Reunião de articulação ZEIS Praia do Futuro | Fonte: ArqPET
Reunião de articulação ZEIS Praia do Futuro | Fonte: ArqPET
Reunião de articulação ZEIS Praia do Futuro | Fonte: ArqPET
Reunião de articulação ZEIS Praia do Futuro | Fonte: ArqPET


Comentários