setembro 10, 2017

PET e a programação realizada com a Prof. Faranak Miraftab

por Clarissa Freitas


De 04 a 12 de julho de 2017 o ArqPET organizou a missão de pesquisa da professora Faranak Miraftab a Fortaleza. A atividade tinha como objetivo iniciar as atividades do projeto de pesquisa recém-aprovado junto ao Instituto Lemann de Estudos Brasileiros na Universidade de Illinois em Urbana Champaign (http://lemann.illinois.edu/). A missão de pesquisa contou com uma série de atividades. Iniciou-se com as apresentações dos projetos de pesquisa e extensão em andamento conduzidas pelos petianos e colaboradores dos programas de iniciação científica e do programa de pós-graduação. Após sessão de apresentações, organizamos a palestra no auditório da reitoria no dia 04/07.   

Nas fotos da esquerda, podemos ver a palestra da Prof. Faranak no auditório da Reitoria da UFC, que ficou lotado! Já no lado direito, são fotos da reunião de apresentação das pesquisas do PET a Professora Faranak Miraftab. 


No dia seguinte, fizemos uma visita de campo pela orla de Fortaleza, partindo do Pirambú até a região do Mucuripe, onde paramos na comunidade Raízes da Praia. Assistimos junto com os moradores do Raízes o filme Areia Loteada, produzido pelo Coletivo Nigéria, buscando contribuir para a mobilização e união dos moradores que lutam pela sua permanência no lugar desde 2009. No dia 11 de julho foi a vez de fortalecer a luta pela ZEIS do Bom Jardim, fazendo uma caminhada pelos assentamentos precários da periferia de Fortaleza, esclarecendo aos moradores o papel da regulamentação da ZEIS na superação dos problemas urbanos enfrentados cotidianamente pelos moradores. Na caminhada, as lideranças locais destacaram algumas vitórias políticas do grupo, como a permanência do posto de saúde na Nova Canudos e a Cooperativa de Catadores e a delimitação da Lagoa da Viúva. Ao final almoçamos do CDVHS onde discutimos possibilidades de parcerias futuras. Para auxiliar nessas duas atividades de campo produzimos dois folders bilíngues, que relatam as atividades de assessoria do ARQPET nessas duas comunidades que podem ser acessados aqui.  

Os alunos do PET elaboraram um folders com explicações bilíngues que foram distribuídos nas visitas. Foi pensando em um formato que ao mesmo tempo fosse didático e prático! 

Folder Raízes da Praia (disponível aqui)


Folder Bom Jardim (disponível aqui)

Comentários