junho 08, 2017

Disponibilização dos Planos Diretores dos municípios da Região Metropolitana de Fortaleza

Por Wesley dos Anjos   

Como finalização da atividade de obtenção dos Planos Diretores dos municípios da Região Metropolitana de Fortaleza (relatada nesse post), vimos aqui apresentar os resultados alcançados. Durante a atividade iniciamos buscando os Planos dos quinze municípios da Região Metropolitana, na época, e conseguimos o total de nove planos, (Aquiraz, Cascavel, Caucaia, Eusébio, Fortaleza, Guaiuba, Horizonte, Maracanaú, Pacatuba), três municípios nos informaram que, durante o período, não tinham esse documento ou estavam em processo de realização dos planos, (Chorozinho, Pacajus, Pindoretama) e outros três municípios não demonstraram interesse na divulgação do material, (Itaitinga, Maranguape, São Gonçalo do Amarante).  Segue link de acesso aos Planos Diretores encontrados durante a atividade.  

O esforço de obtenção desses documentos nos mostrou como esses documentos são pouco divulgados, por vezes, apenas aprovados como lei e esquecidos nas administrações públicas dos municípios e em alguns casos, mal feitos ou obsoletos para as realidades atuais dos municípios. Nós, bolsistas do ArqPET, esperamos que os planos e seus conteúdos sejam úteis para as possíveis atividades de membros da academia ou da sociedade civil e que, de certa forma, ajude as administrações municipais a implementar as diretrizes de planejamento propostas para as nossas cidades.  

Pedimos a gentileza de deixar comentários nesse post sobre como o material está sendo usado, de forma a construir um espaço capaz de evidenciar a importância da apropriação dos documentos pela população moradora, e contribuir para uma cultura de planejamento.  

Comentários