dezembro 07, 2016

Um Plano Popular para a ZEIS do Bom Jardim






















ArqPET, em conjunto com o Centro de Defesa da Vida Herbert de Sousa (CDVHS), tem realizado encontros semanais nas comunidades que integram a ZEIS do Bom Jardim sobre a construção de um plano popular para o território da ZEIS. Os encontros têm como objetivo mobilizar os moradores para participarem ativamente do processo de regulamentação das ZEIS por meio da utilização dessa ferramenta de planejamento participativo. O plano popular deve funcionar como um registro da realidade local, “a cidade que temos”, e das proposições para a área, "a cidade que queremos”.

No dia 25 de novembro deste ano, foi realizado o primeiro encontro de discussão sobre a construção do plano na comunidade Nova Canudos, no Centro de Cidadania e Valorização Humana (CCVH). Participaram da reunião lideranças comunitárias e moradores de dentro e fora do limite da ZEIS. Os bolsistas do ArqPET apresentaram uma proposta de metodologia para o desenvolvimento do plano e mostraram estudos de caso em que o planejamento participativo foi decisivo na garantia do direito à moradia e na negociação frente às instâncias governamentais. No dia 1 de dezembro, o encontro foi realizado na comunidade do Marrocos, na Associação do Marrocos, onde foram discutidos também os problemas fundiários dos moradores locais, que não possuem a segurança da posse da terra e, portanto, o acesso à infraestrutura.

 A próxima reunião acontecerá amanhã na comunidade Ocupação da Paz, às 8h30min, com a finalidade de mobilizar os moradores locais e discutir a construção do plano e a regulamentação das ZEIS. Estão todos convidados!

Comentários