março 27, 2015

Ata 22° ConCidades/CE

        Em 23 de fevereiro de 2015, o ArqPet participou da 22° reunião do ConCidades/CE que ocorreu na Secretária de Planejamento e Gestão (SEPLAG), com a professora Clarissa Freitas como conselheira e o membro Wesley Anjos como ouvinte. A pauta da Reunião ordinária consistia, em um primeiro momento, apresentar para a assembleia alguns informes e a Ata da 21°, além da apresentação do novo secretário das cidades, Ivo Ferreira Gomes e, posteriormente, reunião dos grupos de ação estabelecidos e discussão dos planos de ação de cada um. Por problemas de logística, as reuniões dos comitês acabaram acontecendo pela manhã e a apresentação do novo secretário apenas no período da tarde.
          Durante a discussão a professora Clarissa Freitas, participou da discussão do Comitê de Planejamento e Desenvolvimento Urbano, Territorial e Integração Regional. Nesse comitê foram discutidos principalmente duas das propostas do plano de ação. A primeira: Apoiar técnico e financeiramente as esferas municipais no desenvolvimento e execução dos planos diretores, com criação de programas e projetos para municípios com menos de 50.000 habitantes. Dentro dessa proposta foram elaboradas algumas modificações dentro dessa proposta como:
                1. Alterar o apoio técnico e financeiro, para apoio técnico e econômico.
                2. Aumentar o prazo proposto de dois anos para três anos.
               3.   Alterar o processo de execução que antes era de 58 municípios (entre 20.000 e 50.000 habitantes) para todos os municípios que têm plano diretor, mas não estão sendo aplicados.
A segunda: Instituir o Sistema de Informação e Monitoramento das Políticas de Desenvolvimento Urbano, através do Cadastro Territorial Multifinalitário – CTM, como parte do Sistema Nacional Urbano. A principal discussão dentro dessa proposta era a falta de informação sobre o Cadastro Multifinalitário, incluindo os conselheiros que precisavam de um pouco mais de preparo sobre o assunto.

Depois das discussões dentro dos grupos de comitê. Os comitês foram demonstrar cada decisão/alteração dentro para o grupo de conselheiros e logo em seguida teve a palavra o novo secretário das cidades, Ivo Ferreira Gomes. 

Comentários