abril 25, 2013

Democratização do acesso à informação: Megaeventos.

por Bruna Cavalcante

Dando continuidade ao projeto de “Democratização do Acesso à Informação”, divulgado no
post do dia 27 de agosto, disponibilizamos aqui mais alguns KMZs que trazem informações ligadas às obras que estão sendo construídas para apoiar a Copa de 2014 que serão realizadas em Fortaleza.

KMZ 1: Este arquivo aponta a localização do Aeroporto, do Porto do Mucuripe e dos Estádios cuja reforma/ ampliação foram financiadas com recursos do PAC COPA para Fortaleza.

KMZ 2: Indica o trajeto do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) e dos BRT (Bus Rapid Transit) que deverão ser implantados na cidade até 2014. Legenda: Vermelho = VLT ; Azul = BRT.

KMZ 3: Trajeto do VLT e posição de suas estações atualizadas pela Prefeitura/Governo depois das reinvidicações da população para minimizar as remoções que ocorreriam com o projeto inicial do equipamento. Para ter acesso à primeira propostas das estações ver a serie de postos do pet que analisam o contexto urbanístico de cada uma.

KMZ 4: Terrenos onde está prevista a construção de moradias para o reassentamento das famílias que serão removidas para a implantação das obras da copa.

KMZ 5: Túneis previstos com o intuito de melhorar a fluidez do tráfego próximo ao VLT e ao BRT.

A elaboração desses arquivos foi realizada pelos bolsistas do PET para apresentar o caso de Fortaleza no Seminário “Geotecnologia e Megaeventos” do projeto de pesquisa “Metropolização e Megaeventos: Impactos da Copa do Mundo 2014 e Olimpiadas 2016”,
organizado pelo arqpet e a coordenação nacional da rede “Observatório das Metrópoles”,
no DAU/UFC no período de 28 de fevereiro a 01 de março. Durante a seminário, com a apresentação dos membros da rede de pesquisa que estudam as outras cidades-sede brasileiras, percebemos a recorrência da dificuldade do acesso à informação precisa, à respeito dos projetos financiados com recursos públicos. Uma das principais questões identificadas pelos membros da rede de pesquisa, é exatamente a localização precisa dos investimentos no contexto da cidade.

O objetivo da divulgação desses arquivos é possibilitar para uma maior parte dos habitantes de Fortaleza o acesso a essa informação que atualmente não se encontra espacializada /mapeada, o que impede uma avalição dos impactos das obras. Esperamos que estes arquivos esclareçam algumas dúvidas da população, frisando que há fortes relações entre estes diferentes KMZs, que devem ser visualizados em conjunto para um melhor entendimento da situação.

Lembrando que os arquivos em KMZ são facilmente visualizados no software Google Earth,
bastando clicar sobre eles. Se você não possui o programa instalado no seu computador, o
download pode ser feito aqui.


Para um resumo de todos os investimentos da copa do mundo em Fortaleza, visite:

http://www.portaltransparencia.gov.br/copa2014/cidades/home.seam?cidadeSede=5

Comentários