novembro 07, 2012

O PET no Sigradi 2012

SigradiLAB UFC - OpenStreetMap

O PET Arquitetura participou ativamente do Sigradi 2012, através da disseminação das técnicas de geoprocessamento. A participação se iniciou com a elaboração do artigo intitulado "Design da Informação e SIG para analisar o comportamento do mercado imobiliário em Fortaleza diante do instrumento das Zonas Especiais de Interesse Social (ZEIS)" (o artigo está disponível aqui), de autoria de alguns bolsistas e ex-bolsistas. O artigo resulta de uma pesquisa conduzida desde 2011 no âmbito do Projeto de Extensão que investigou as ZEIS em Fortaleza. Outra participação do PET no SIGRADI refere-se à elaboração dos minicursos do SigradiLAB. O PET ficou responsável pelos mini-cursos de Modelagem da Informação no Urbanismo, oferecidos na UFC, no IFCE e na Unifor. O curso da UFC foi ministrado pelo arquiteto nosso convidado Arthur Molina no periodo de 2 a 5 do outubro. Ele introduziu aos alunos da UFC a ferramenta de mapeamento colaborativo do OPENSTREETMAP, que estamos utilizando na disciplina de EAAU-2. No IFCE, entre os dias 17 a 19 de outubro as bolsistas Teane Cavalcante, Raquel Chaves e o ex-bolsista Manuel Lima, apresentaram aos alunos do IFCE o software  ARCGIS. Na UNIFOR, de 06 a 09 de novembro, o SIGRADILAB repetiu o curso de ARCGIS, desta vez com a participação da arquiteta Lara Lima, e dos bolsistas do PET como monitores. Vale ressaltar o interesse dos alunos pelo assunto, que se traduz na lotação de quase todas as turmas. Esperamos todos no evento cientifico do SIGRADI 2012, a partir do dia 13, onde a questão da modelagem da informação e parametrização no urbanismo será discutida de forma mais aprofundada, por inúmeros pesquisadores de outras instituições. Para contextualizar melhor os participantes do SIGRADI interessados em pesquisas usando as geotecnologias, indicamos uma visita à página do Gilberto Corso, Keynote do SIGRADI no assunto. Indicamos ainda alguns links para artigos científicos relacionados:
  • D. C. Bargos, L. F. Matias."Mapeamento e análise da distribuição e influência das áreas verdes urbanas em Paulínia (SP-Brasil): Estudo com a aplicação em Geotecnologias." - artigo disponível aqui.
  • Y. Wang, Z. Zou."Spatial Decision Support System for Urban Planning: Case Study of Harbin City in China" - artigo disponível aqui.
  • G. Knaap, Y. Song, Z. Nedovic-Budic. "Measuring Patterns of Urban Development: New Intelligence for the War on Sprawl" - artigo disponível aqui.
  • R. T. Saboya. Análises Espaciais em Planejamento Urbano - Novas Tendências. - disponível aqui.