outubro 09, 2012
Estação São João do Tauape
por Larissa Coriolano e Renan Marinho
O
ArqPET tem desenvolvido um exercício de análise dos bairros nos quais as
estações do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) estão sendo implantadas. Dando
continuidade a esse exercício, analisaremos agora o bairro São João do Tauape.
Foi
elaborado um arquivo no formato KMZ (tipo de arquivo compatível com o Google
Earth, no qual se pode localizar a estação. O arquivo está disponível aqui. Para a análise foi
utilizado o ArcGIS, software que possibilita a espacialização e o georreferenciamento
de dados, e elaboraram-se mapas acerca dos seguintes assuntos: Hierarquia
Viária, Verticalização, Escolaridade e População.
O mapa a seguir se trata da Hierarquia Viária. Pode-se observar que o acesso principal a estação se dá por meio de ruas, havendo uma avenida (Raul Barbosa) situada dentro do raio de caminhabilidade de 500 metros. Esse aspecto é importante no sentido em que a proximidade da estação à avenida permite uma maior integração às linhas de ônibus e do transporte público. Nota-se também a existência de outras avenidas próximas, porém fora do raio de caminhabilidade. É de se esperar, ainda, um aumento no fluxo de pedestres nesses quase 500 metros entre a estação e a Raul Barbosa.
O mapa a seguir se trata da Hierarquia Viária. Pode-se observar que o acesso principal a estação se dá por meio de ruas, havendo uma avenida (Raul Barbosa) situada dentro do raio de caminhabilidade de 500 metros. Esse aspecto é importante no sentido em que a proximidade da estação à avenida permite uma maior integração às linhas de ônibus e do transporte público. Nota-se também a existência de outras avenidas próximas, porém fora do raio de caminhabilidade. É de se esperar, ainda, um aumento no fluxo de pedestres nesses quase 500 metros entre a estação e a Raul Barbosa.
O raio de caminhabilidade engloba os assentamentos
informais próximos, como a comunidade do Lagamar, servindo a essa parcela da
população mais carente.
Pelo
mapa do número de moradores, observa-se que a estação está inserida na região
do bairro onde a concentração populacional é maior. Isso significa que ela
estará servindo uma grande quantidade de pessoas, mas em contrapartida uma parcela
significativa de moradores também será removida, tendo em vista a mancha do
Decreto de Desapropriação do VLT (Decreto Nº 30.263/2010). Ele declara a área
de utilidade pública passível de desapropriação. Baixe o decreto em formato PDF no link.
Outra questão é ver que o projeto da estação só se
volta para o lado norte e possui apenas uma escada bem pequena para o lado sul.
Além disso, haverá complicação quanto à ligação dos moradores do Lagamar com o
resto do bairro, visto que eles ficarão “ilhados” entre o muro do VLT e o canal.
Pelo mapa de Verticalização,
nota-se que o número de domicílios tipo apartamentos da região no qual se
encontra a estação é um dos menores do bairro, revelando o baixo poder
aquisitivo da população. Essa observação se comprova com a análise da
escolaridade: a área onde a estação está inserida é onde, de maneira geral,
estão os menores índices de escolaridade do bairro, enquanto os maiores índices
se concentram na porção norte do São João do Tauape. É também interessante
notar, que onde há verticalização não é onde está o maior número de pessoas.
Isso é uma contradição e revela a desigualdade no bairro: onde tem
verticalização, é onde tem menor população e maior escolaridade.