agosto 28, 2012

Estação Antônio Sales

Por Bruna Cavalcante

Através do exercício final do curso de “Arcgis” ofertado mês passado aos bolsistas, a ferramenta se mostrou essencial para o estudo do urbanismo, pois ela consegue dispor espacialmente informações de uma maneira muito didática, através de mapas e diagramas, facilitando análises socieconômicas de determinada área.

Na primeira parte do exercício, eu identifiquei o projeto da estação “Antônio Sales” no EIA-RIMA do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) que está sendo construído para o próximo grande evento que acontecerá em Fortaleza, a Copa 2014. Os projetos da copa são polêmicos por causarem impactos positivos e negativos para cidadãos de diferentes classes sociais e em Fortaleza os que mais se destacam são as obras do VLT que provocarão inúmeras remoções de uma parcela da população de renda mais baixa que reside em seu entorno. Porém, ainda não estão totalmente definidas quais as casas serão removidas, assim localizei no Google Earth a estação escolhida, com o objetivo de apontar as moradias que serão mais afetadas. (Link para download da estação)

A segunda parte do exercício consistiu em identificar os setores censitários dos bairros no entorno da estação que mais se beneficiarão dela (no meu caso, Aldeota, Dionísio Torres e Cocó) e apresentar alguns dados socioeconômicos baseados no Censo IBGE 2010 que nos permitam analisar os impactos da estação.  Para essa análise, gerei 3 mapas: Sistema Viário; Escolaridade e Moradia - Apartamentos, e a partir daí pude concluir que:

1.    A localização da estação é excelente, pois está próxima de 4 grandes avenidas por onde passam cerca de 30 linhas de ônibus, permitindo a maior integração entre os transportes públicos já existentes e o VLT, facilitando o deslocamento do pedestre na área.
2.    O raio de caminhabilidade de 500m para pedestres, ilustrado no mapa “Moradia – Apartamentos”, atende a setores censitários pouco densos (cerca de 10800 pessoas) se compararmos com o restante da área estudada, porém os moradores que estiverem mais distantes da estação, porém dentro dos bairros estudados (cerca de 69350 pessoas) podem facilmente acessá-la através das linhas de ônibus que lá próximo passam.
3.    O raio de caminhabilidade também alcança parte de dois assentamentos informais, tornando a estação útil para a parcela da população que realmente precisa dos serviços do VLT.
4.    A Estação Antônio Sales está localizada entre bairros onde a classe predominante é a média e/ou alta, pois a escolaridade média é boa e há uma grande concentração de prédios de apartamentos. Podemos chegar a essa conclusão porque os setores censitários que fogem a essas características correspondem a assentamentos informais onde os moradores possuem uma renda mais baixa.
5.    Por causa da grande concentração de apartamentos residenciais (principalmente nos bairros Aldeota e Dionísio Torres), a estação atende a um grande número de moradores, entretanto como a maioria possui alta renda, provavelmente boa parte deles já possua algum tipo de transporte individual.

Este exercício me ajudou a compreender as inúmeras utilidades práticas do arcgis e fixar os conteúdos aprendidos no curso. Além disso, adquirindo conhecimento sobre essa nova ferramenta, pude gerar informações que são dificilmente disponibilizadas à sociedade, democratizando o conhecimento.