abril 17, 2012

Curso Recém-Ingresso 2012: Introdução ao Urbanismo – Estatuto da Cidade

Por Larissa Coriolano e Raquel Chaves

No dia 12 de abril, foi realizada uma atividade do curso Recém-Ingresso 2012, pertencente ao módulo sobre Urbanismo, que lançava uma breve introdução ao Estatuto da Cidade, complementando a aula dada pela professora Clarissa Freitas no dia 02 de abril.
                 A aula foi dividida em dois momentos: no primeiro, a bolsista Teane Cavalcante exibiu uma apresentação sobre o Estatuto, noções sobre planejamento urbano e seus instrumentos. O objetivo era fazer com que os alunos compreendessem como funciona a legislação de uma cidade para que possam intervir nela de maneira correta no exercício da profissão. Os alunos mostraram interesse no assunto ao fazerem diversos questionamentos.
                Já o segundo momento, ministrado também com a ajuda das bolsistas Larissa Coriolano e Raquel Chaves, pôs em prática, com uma dinâmica, o embasamento teórico dado anteriormente. O Jogo do Estatuto da Cidade possui uma problemática urbanística que deve ser solucionada por personagens previamente sorteados entre os alunos e que deveriam ser interpretados por eles. Cada um possui um interesse diferente relacionado à problemática e, com a ajuda dos instrumentos de desenvolvimento urbano, deveriam defendê-lo, chegando a uma solução.
               O objetivo da atividade era facilitar a compreensão do Estatuto da Cidade, além de ensinar os alunos a defenderem pontos de vistas diferentes dos seus, já que no exercício da profissão de arquiteto-urbanista, eles agirão de acordo com os interesses e bem-estar de todos os envolvidos em uma situação e não com seus próprios anseios.
               Acreditamos que esses objetivos foram atingidos, pois os alunos procuraram interpretar fielmente os seus papéis, chegando a soluções interessantes. Além disso, atingimos um ambiente de descontração e integração entre os participantes da aula, uma das metas principais do curso Recém-Ingresso.
               Para mais informações sobre o jogo do Estatuto das Cidades (cidade de Santo Expedito), acesse o link a seguir: http://www.direitoacidade.org.br/publicacoes_interno.asp?codigo=209
               Agradecemos a participação dos calouros que integraram essa atividade.