fevereiro 13, 2012

I Ciclo de Palestras

por Fernanda Lessa
Apesar da dificuldade de realizar atividades acadêmicas que integram pesquisa, ensino e extensão, consideradas a base dos grupos PET, pode-se afirmar que no ano de 2011 o ArqPET trabalhou com essas três diretrizes. O vínculo com o PROEXT nos auxiliou em ações associadas a ensino e extensão na ZEIS do Pici e na ZEIS do Lagamar, além de direcionar a pesquisa do grupo a questão da habitação social. Porém, além dessas atividades, algumas outras foram realizadas ao percorrer o ano, como reuniões de debate de textos, curso e palestras. No segundo semestre, organizou-se o I Ciclo de Palestras com os professores do Curso de Arquitetura e Urbanismo.

O I Ciclo de Palestras foi composto por cinco edições, ocorridas quinzenalmente entre o dia 31 de agosto e o dia 27 de outubro, e objetivou a aproximação entre alunos e professores, além de possibilitar, ao professor, a apresentação dos trabalhos que já produziu. Cada palestra teve cerca de duas horas, nas quais houve a apresentação do trabalho convidado e também espaço para debate. Os alunos que compareceram a três edições do evento receberão certificados de participação. Os professores convidados e os trabalhos apresentados no primeiro ciclo foram, em ordem cronológica:

• Professor Doutor Ricardo Paiva - Dissertação de doutorado, pela USP: “A Metrópole Híbrida: O papel do turismo no processo de urbanização da Região Metropolitana de Fortaleza.”

• Professora Doutora Zilsa Santiago – Dissertação de Mestrado, pela USP: “Acessibilidade no Ambiente Construído: O caso das escolas municipais de ensino fundamental de Fortaleza, CE (1990-2003).”

• Professora Doutora Clarissa Sampaio – Dissertação de doutorado, pela UNB: “Proteção ambiental e direito à cidade no processo de expansão urbana do Distrito Federal: até que ponto existe um conflito?”

• Professor Doutor Daniel Cardoso - Dissertação de Doutorado, pela PUC: “Desenho de uma poiesis.”

• Professora Mestra Márcia Cavalcante – Dissertação de Mestrado, pela UFC: “Estudo do conforto ambiental climático de edifícios multifamiliares de Fortaleza.”

Esse momento de debate sobre diferentes temáticas relacionadas a Arquitetura e Urbanismo é de grande importância, já que se deve valorizar a disseminação e a produção do conhecimento. O ArqPET, a partir dessa iniciativa, pretende trazer aos alunos o dia a dia da produção acadêmica, essencial para uma boa formação. Afirma-se a intenção de continuar produzindo esse tipo de atividade no Curso de Arquitetura e Urbanismo, na UFC.