quinta-feira, novembro 10, 2011

2º Mini-curso de ArcGIS

 por Bruno Ramos e Tinally Carneiro



No período de 7 de outubro a 4 de novembro, às sextas-feiras, o ARQPET trouxe o segundo mini-curso da ferramenta de geoprocessamento ArcGIS. Ministraram o mini-curso a bolsista Tinally Carneiro e a tutora do ArqPET Clarissa Sampaio Freitas. O curso foi oferecido para 15 alunos da Universidade Federal do Ceará  e apresentou uma carga horária total de 12h, superior às 8h do primeiro mini-curso em 2010.

O curso visou promover o aprofundamento no geoprocessamento voltado para o urbanismo mediado pelo aprendizado do software ArcGIS (ESRI) que auxilia o aluno, a partir de dados georreferenciados, na criação de mapas para futuras análises.

Assim como no mini-curso anterior, uma apresentação teórica sobre geoprocessamento e Sistemas de Informações Geográficas (SIG) iniciou o tema, complementada na prática pelo exercício 1 com a produção de um mapa temático a partir da variável RENDA do IBGE de um bairro de Fortaleza.

Exercícios de associação dos arquivos do Google Earth (imagens de satélite) e do AutoCAD (desenho vetorizado das edificações e dos lotes da cidade) ao ArcGIS, sobrepondo todas essas informações em um só plano, foram a prática da segunda aula. Dessa forma  possibilitaram a obtenção de mapas precisos permitindo embasar as análises urbanas necessárias.


A última aula contou com um exercício inédito: a utilização do comando JOIN do ArcGIS para unir tabelas de dados. Além do passo-a-passo, a aula ministrada pela tutora Clarissa trouxe a funcionabilidade do comando. Os alunos puderam, então, a partir do site do IBGE, conhecer o banco de dados e utilizá-lo no exercício.

O segundo mini-curso da ferramenta de geoprocessamento ArcGIS se propôs a divulgar, promover e apresentar o software para os alunos, para que estes possam utilizar o produto das aulas como suporte para suas próprias experiências acadêmicas em urbanismo. 


Exercício 4: Trabalhando com Tabelas de Atributos (Join)

4 comentários:

O mini curso foi muito interessante e bem elucidativo! Foi bom conhecer mais sobre o programa ArcGis e ter uma ferramenta a mais para a produção de mapas. Será muito útil nas cadeiras de urbanismo.
Valeu ArqPET!

Há algum tempo despertei o interesse em conhecer a ferramenta GIS sabendo de sua importância para os estudos de arquitetura e urbanismo. O Mini-curso de ArcGIS serviu como o pontapé inicial necessário para explorar as possibilidades da ferramenta. Muito boa a experiência!
Abraço a todos do ArqPET.

O ArcGis é uma ótima ferramenta para tratamento de dados atrelados a mapas, essencial para a pesquisa que estou desenvolvendo na área de urbanismo. Com o curso pude começar a dominar o programa, de forma que agora dependo apenas da pratica constante para gerar mapas importantes, com precisão e ótima legibilidade.
Agradeço a todos do ArqPET.

Alguém sabe quando o próximo ArcGIS scurso está acontecendo?
martransparente@gmail.com

Postar um comentário

Compartilhe

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More