julho 11, 2011

Avaliação Final do Curso de Recém-Ingresso de 2011

por Bruno Ramos

"A oficina-debate "a cidade hoje: e agora?" foi ótima. Pude perceber melhor o quão complexo e cheio de responsabilidades é o trabalho de um Arquiteto Urbanista." Relato retirado de um questionário anônimo sobre o curso do Recém-Ingresso 2011.

O primeiro semestre de 2011 terminou e o ArqPET tem muito a celebrar sobre as  reflexões retiradas das avaliações do final do Curso do Recém-Ingresso 2011 "Introdução ao Curso de Arquitetura e Urbanismo". Este projeto ocorreu de 21 de março até 27 de abril, apresentando a UFC e lugares arquitetônicos importantes de Fortaleza para os alunos de arquitetura da UFC ingressos em 2011, tanto para o primeiro, como para o segundo semestre.
Na última aula do curso foi feita uma visita ao Centro Cultural Banco do Nordeste no Passaré, e, conjuntamente com o pique-nique de encerramento, foi realizada a avaliação padrão da PROGRAD (Pró-Reitoria de Graduação) de final de curso. Essa avaliação apresenta perguntas objetivas contendo questões como a divulgação do projeto recém-ingresso 2011, satisfação com o curso, adequação do período, pontualidade e assiduidade dos instrutores, relacionamento entre os participantes, dentre outros (ver gráficos abaixo).

Gráficos de Pizza das perguntas da Avaliação do curso do Recém-Ingresso 2011 "Introdução ao Curso de Arquitetura e Urbanismo".

Ver refletida a satisfação com o curso na opinião dos 17 alunos participantes que responderam à avaliação da PROGRAD foi a melhor recompensa para todos os integrantes do ArqPET realizadores das aulas. Só foi possível tal desempenho com uma organização iniciada já em janeiro de 2011 com reuniões, preparação de material didático e divisão temática do curso em blocos: Acolhida, Arquitetura, Design e Representação, Urbanismo e Paisagismo.

"O pique-nique foi ótimo, e os passeios na Aula de Patrimônio também." Mais um relato retirado do questionário anônimo desenvolvido pela equipe que coordenou o curso.
.
Além da avaliação padrão da PROGRAD, foi também realizado um questionário virtual com perguntas objetivas sobre o curso, possibilitando também que os alunos que não puderam responder a avaliação  da PROGRAD emitissem opinião. São esses relatos que aparecem no decorrer do presente texto. As perguntas do questionário virtual cumprirarão o intuito de engradecer os futuros cursos de recém-ingresso de arquitetura realizados pelo ArqPET com elogios e críticas construtivas (ver exemplo de questionário realizado que mantém o anonimato do participante).

Exemplo de questionário realizado pela equipe que coordenou o curso do Recém Ingresso 2011 do ArqPET.

O que fica para o ArqPET é o incentivo e a motivação para continuar realizando trabalhos de docência voltados para o desenvolvimento maior do Curso de Arquitetura e Urbanismo. Em 2011.2 tem bem mais!