maio 08, 2011

Encerramento do Curso Recém Ingresso 2011: visita ao BNB

por Nággila Frota

Para o encerramento do Curso e do Bloco de Paisagismo (27 de abril), foi planejada a visita à sede do Banco do Nordeste, no bairro do Passaré.

Fomos guiados pelo arquiteto Anastácio Braga, funcionário da área de Engenharia, e tivemos a oportunidade de conhecer os jardins do bloco principal da Administração, projetado pelo arquiteto-paisagista Roberto Burle Marx por volta dos anos 50. Encontramos totens com vegetação ramificada, rampas de acesso, bancos em concreto, todos os elementos refletindo o estilo modernista da época. Tivemos acesso as plantas originais do projeto paisagístico, feitas à mão em papel vegetal.

Além disso, presenciamos a organização do edifício como um todo: um grande vão sob uma estrutura metálica espacial com pilares e vigas em concreto aparente proporcionando a planta livre na área dos escritórios.

Ao fim da visita, fizemos uma pequena confraternização com um piquenique, no qual cada um dos alunos trouxe uma comida diferente.

Após o piquenique, os alunos responderam o questionário de avaliação do curso elaborado pela PROGRAD e assinaram seus desenhos, produzidos no bloco de representação, na aula do Prof. Pedro Eymar.

Acreditamos que o curso cumpriu seu objetivo, que era trazer aos alunos recém ingressos uma visão ampliada acerca do universo da Universidade e do Curso de Arquitetura e Urbanismo, além da integração da turma.

A equipe ArqPET agradece a todos que participaram do curso, alunos, monitores, professores e profissionais, pela sua disponibilidade e pelo excelente desempenho.