maio 02, 2011

Curso Recém-Ingresso 2011: Visita ao Centro

por Luna Lyra

No Curso Recém-Ingresso 2011 [voltado para as turmas que iniciarão em 2011, espcialmente 2011.2], uma das aulas pensadas foi um Oficina de Fotografia no Centro da cidade, de modo a aplicar os conceitos de análise do espaço segundo a Visão Serial [conceito do autor Gordon Cullen, que procura entender o espaço segundo seus elementos e as suas conexões na paisagem, a partir de um percurso].

O objetivo da fotografia era induzir o aluno a procurar e identificar os elementos da paisagem, percebendo de que forma eles interagem para compor essa paisagem. Para embasar a visita, foram selecionados trechos do livro Paisagem Urbana [do autor referido] e entregues aos alunos na aula anterior, de modo que a visita fosse um exercício prático e crítico dos conceitos apresentados.

O percurso imaginado levou em consideração não só os possíveis elementos de interesse, mas também conteúdos abordados em outras aulas, como patrimônio, forma urbana, estilos arquitetônicos, história da arte e da cidade, paisagismo, dentre outros. Fez-se também durante a visita breves explanações sobre cada ponto do passeio, tentando enriquecer a experiência e estimular a curiosidade sobre a história da nossa cidade, muitas vezes relevada pelas escolas e pela própria sociedade.

O percurso foi feito em parte no ônibus, em parte à pé, de modo a permitir várias visuais e apropriações do espaço. A visita se iniciou de ônibus no 'complexo' Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura - Teatro São José - Seminário da Prainha, passando pelo Riacho Pajeú, Catedral Metropolitana, Mercado Central e 10a Região Militar. Descemos no Passeio Público e seguimos à pé, visitando o Sobrado José Lourenço, Centro de Referência do Professor, Praça dos Leões [donde se falou sobre o Museu do Ceará e da Academia Cearense de Letras], parando na Praça do Ferreira [donde se viu o Hotel Excelsior, o Cine São Luís e outros prédios icônicos da praça] para um lanche no Leão do Sul e, por fim, chegando ao jardim do Theatro José de Alencar.

A experiência foi extremamente rica e gerou uma exposição que está no corredor de acesso à biblioteca, no Departamento de Arquitetura e Urbanismo!

MAPA FEITO PARA A VISITA

Abaixo algumas fotos em exposição.