maio 16, 2011

Capacitação no Lagamar

por Teane Cavalcante

Dia 30, sábado, o grupo ArqPET teve a oportunidade de participar, junto ao PROEXT DAU, da capacitação no Lagamar destinado à parcela da comunidade que representa o conselho gestor e o fórum do lagamar.
Estavam presentes, além dos representantes da comunidade, representantes do grupo do Programa de Extensão Direito a Arquitetura e Urbanismo, do PET e os professores Clarissa Sampaio, Renato Pequeno e Daniel Cardoso.
Durante a capacitação foi abordado o PROEXT DAU, conversa informal sobre ZEIS e apresentação do mapa da ZEIS do lagamar.
No primeiro momento, o professor Renato pequeno conduziu a apresentação do PROEXT DAU em que foi explicado que o programa de extensão está atrelado ao ensino e a pesquisa, trabalhará o direito à arquitetura e urbanismo visando à capacitação em política e planejamento urbano-habitacional com ênfase na regulamentação de ZEIS, a experiência prática supervisionada de assessoria técnica pública e os planos urbanísticos da ZEIS do Lagamar.
Na conversa informal, em um segundo momento, foi possível apreender um pouco da angustia dos moradores com a questão dos projetos da copa e a remoção/remanejamento de parte da comunidade, também percebemos que a comunidade tem dificuldades de criar um dialogo e obter informações com a prefeitura.
No terceiro momento, a professora Clarissa, apresentou o mapa da ZEIS do lagamar e mostrou qual parte provavelmente seriam afetadas pelos projetos da copa e as possíveis conseqüências da execução desses projetos. Após isso a professora realizou uma atividade de interpretação do mapa onde cada representante da comunidade pode identificar sua casa no mapa.
No fim da capacitação percebemos a receptividade da comunidade com a universidade para trabalharmos junto na ZEIS do Lagamar e nos comprometermos com o trabalho.

Comentários