abril 01, 2011

Aula de campo do curso de política urbana

por Teane e Manuel



O Centro de Estudos, Articulação e Referência sobre Assentamentos Humanos (CEARAH Periferia), promove periodicamente o curso, a cidade em movimento, que tem como objetivo qualificar a atuação das comunidades e movimentos organizados de Fortaleza para intervenção propositiva no processo de desenvolvimento urbano integrado e solidário.
A última edição do curso contou com a presença da Clarissa Freitas, professora do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFC e tutora do PET, que ministrou o módulo Direito a Cidade e umas das aulas do modulo foi uma visita a algumas ZEIS (Zona especial de interesse social) na cidade.
Durante a aula visitamos a Trilha no Mucuripe, Via Expressa, Lagamar, Cajazeiras, Av. Paulino Rocha, Castelão, Lagoa da Parangaba e ZEIS do Genibaú.
Em nossa primeira parada, na comunidade do trilho próxima á av. Pe Antônio Tomás, moradores da região nos descreveram como foi a ocupação da área. Inicialmente a região era um campo de futebol destinado a população que posteriormente passaram a construir suas casas no local. Atualmente essa comunidade corre o risco de sofrerem remoção da região tanto pela pressão do mercado imobiliário como pela construção do VLT (veiculo leve sobre trilhos), parte das obras que visam estruturar a cidade para sediar a copa do mundo.
Outro ponto de destaque foi nossa parada no lagamar onde
conhecemos a associação meninos e meninas de rua em que tivemos um relato feito pelos líderes comunitários sobre o processo de regularização da ZEIS do lagamar.
Foi marcante também a parada no conjunto Cajazeiras, pois no local há uma ZEIS vazia que devido a falta de regulamentação do Plano Diretor de 2009 foi ocupada por um condomínio residencial de luxo fato que impressionou os alunos do curso.
O arqPET participou da aula de campo e pode ter uma melhor visão sobre esses espaços destinado a população de baixa renda e compreender melhor essa realidade.

Para acessar o roteiro detalhado, veja o link:  
https://drive.google.com/open?id=0B5hNgrng3fzQeWRWcHlaVnpfM2M

Comentários