fevereiro 09, 2011
EREA Ceará 2011
por Lara Furtado
Cerca de 500 estudantes de Arquitetura e Urbanismo de quase todos os Estados do Brasil se reuniram no EREA 2011 entre os dias 16 e 23 de janeiro. Tratou-se do Encontro Regional de Estudantes de Arquitetura do Nordeste. O evento foi na Fazenda Coqueiro, às margens do Lagamar do Cauípe, em Caucaia, próximo ao Porto do Pecém. Ali, foi debatido o futuro daquela região, a partir da consolidação do Complexo Industrial Portuário do Pecém.
Um dos resultados das mudanças que a região sofrerá será a implantação do Centro de Informação e Convivência (CIC), a partir de uma parceria entre os próprios estudantes de arquitetura e suas entidades com o Governo do Estado, Semace, e algumas empresas privadas que já estão se instalando no Complexo do Pecém. Fora os debates sobre a interferência humana no ambiente, houveram apresentações de trabalhos de CICAU (Congresso de Iniciação Científica em Arquitetura e Urbanismo) e CEAU (Congresso de Extensão em Arquitetura e Urbanismo) e anunciados os vencedores de um Concurso de Idéias com participantes do Nordeste inteiro para elaborar o projeto de um dos prédios do CIC.
O Centro de Centro de Informação e Convivência do Complexo Pecém será implantado em uma terreno de 20 hectares situado no próprio Lagamar do Cauípe. Estavam presentes, dentre muitos outros, como participantes importantes nos debates e mesas o jornalista Luís Nassif, a superintendente da Semace, Lúcia Teixeira, o professor e arquiteto José Sales (UFC), também vice do IAB-CE e o professor e arquiteto Frederico Flósculo (UnB).
Segue logo abaixo o link com a reportagem feita pela TV Verdes Mares no evento e o Blog oficial do EREA Ceará onde mais informações sobre a organização do encontro e seus colaboradores podem ser obtidas.
Blog do EREA Ceará: http://ereaceara2011.blogspot.com