fevereiro 11, 2011

CICAU e CEAU no EREA Ceará 2011

por Luciana Ximenes e Luna Lyra

A formação acadêmica é embasada em três atividades: ensino, pesquisa e extensão; estas são complementares e devem ocorrer de maneira articulada e indissociável. Somente apoiada nessa tríade,a universidade cumpre completamente sua função social, produzindo novos conhecimentos e integrando-os à sociedade, refletindo  diretamente nas condições de vida da população.

Tendo em vista a importância destas atividades dentro na graduação, a Federação Nacional dos Estudantes de Arquitetura e Urbanismo (FeNEA) construiu alguns espaços durante seus encontros nacionais e regionais para  a realização de dois congressos: Congresso de Iniciação Científica em Arquitetura e Urbanismo (CICAU) e Congresso de Extensão em Arquitetura e Urbanismo (CEAU). Durante o CICAU são apresentados trabalhos de pesquisa buscando consolidar um espaço de diálogo entre diversas escolas de Arquitetura e Urbanismo do Brasil. Enquanto o CEAU tem por objetivo complementar o CICAU evidenciando a inter-relação entre pesquisa e extensão e a sua importância no diálogo entre universidade e sociedade.

Em janeiro deste ano, ocorreu no Ceará o III Encontro Regional dos Estudantes de Arquitetura e Urbanismo do Nordeste (EREA Ceará), quando foram realizados os dois congressos fomentados pela FeNEA: CICAU e CEAU. A participação dos alunos e professores foi muito interessante, tendo sido apresentados e debatidos trabalhos de grande relevância acadêmica epara a sociedade.

O formato escolhido para os congressos foi proposto de modo a enriquecer a produção, sendo convidados professores de universidades do Ceará para compor as bancas examinadoras. A presença destes convidados foi bastante positiva por trazer, de forma horizontal, novos conhecimentos para os expositores e mostrar possíveis linhas a serem desenvolvidas no futuro. Outro momento interessante ocorreu ao final da apresentação de CEAU, quando se iniciou um debate sobre ensino entre alunos e banca, as dificuldades e os avanços que têm havido nas várias universidades.Participaram da banca do CICAU as professoras: Aléxia Brasil, Clarissa Sampaie Fernanda Rocha; e da banca do CEAU: Amíria Brasil, Daniel Cardoso, Flora Araújo.

Segue abaixo a listagem dos trabalhos apresentados nos dois congressos:

CICAU
Arquitetura e Jornalismo Especializado: O Caso da Revista Acrópole [UFRJ] – Alice Pina
Estudo de Variáveis Climáticas como Norteador do Processo de Expansão Sustentável do Campus I da UFPB [UFPB] – Caroline Cevada
Desenho Universal em Espaços Livres Públicos de Lazer [UFES] - Virginia Magliano Queiroz com menção honrosa
Joseph Gire no Rio de Janeiro: O Hotel Copacabana Palace e o Edifício a Noite [UFRJ] – Vitor Halfen Moreira com menção honrosa
Da Casa de Fazenda ao Espaço Gourmet: Reflexões sobre a Evolução da Casa Brasileira [UFRN] - Jessica Bittencourt Bezerra

CEAU
Curso de Arcgis - Departamento de Arquitetura e Urbanismo [UFC] – Emily Cattani
Habitação em Assentamentos Rurais [UFRJ] - Felipe Moulin com menção honrosa
Intervenções do Célula em Comunidades de Jaburu e São Benedito [UFES] – Raphael Potratz