agosto 15, 2010

Exercício ArcGIS por Luciana Hinkelmann e Taís Augusto

Exercício 1: Para o primeiro exercício, escolhemos o Meireles. A observação dos mapas trouxe várias questões interessantes e, algumas delas, só puderam ser completamente compreendidas ao observar juntamente os três mapas e fazer uma associação entre eles.
A escolha da forma de exibição das informações também foi fundamental. Por exemplo, ao fazer um mapa que expresse a população do local, o uso de pontos é muito interessante, pois pode-se observar a distribuição da população no próprio setor. Porém, optamos por usar um degrade de cores nos três mapas, pois assim, facilita a comparação entre eles. Com isso, uma das coisas que observamos foi que nos mapas com as informações de Renda e Escolaridade, as zonas escuras e claras são muito similares, já no mapa que informa sobre População, as zonas são praticamente o oposto (onde era escuro nos outros dois, tende a ser claro).

Exercício 2: No segundo exercício, produzimos um mapa que informa a população da APA do Sabiaguaba e a sua distribuição. Não conseguimos um mapa muito preciso, pois os limites da APA não coincidem com os limites dos setores censitários. Consideramos, então, todos os setores que tivessem pelo menos uma pequena parte dentro da área da APA. Associamos os dados obtidos no site do IBGE aos setores desejados e obtivemos a população de cada um deles. Somamos a população de cada um obtivemos a população total da APA. A partir desse mapa, observamos um grande número de pessoas residindo na área da APA da Sabiaguaba e também uma concentração da população na parte mais afastada do mar.

A realização destes exercícios foi muito importante para fixar o que aprendemos no curso. Também foi uma oportunidade para explorarmos o programa. Percebemos o quanto o domínio deste pode nos ser útil e facilitar nossas pesquisas no PET.