julho 13, 2010

Geoprocessamento e Urbanismo no DAU-UFC

Em junho de 2010, o Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFC, em parceria com o ArqPET (Programa de Educação Tutorial), promoveu um curso do software ArcGis 9.3. Encontra-se em processo de instalação as 30 licenças da versão educacional do software que o departamento acaba de adquirir. O programa permite a construção de Sistemas de Informações Geográficas e a espacialização de dados, ferramentas essenciais para a atividade de planejamento urbano e urbanismo. Os alunos do PET da Arquitetura, bem como integrantes de outros grupos de pesquisa e extensão do departamento (i.e. CANTO, ECO, Imagem Espaço, Imagem Objeto), participaram ativamente do curso, que foi ministrado pelo Professor Artur Molina, mestrando do IPPUR - UFRJ. O curso foi organizado pelos professores Renato Pequeno e Clarissa Freitas, e teve como principal objetivo introduzir ao aluno da graduação as possibilidades das ferramentas de geoprocessamento e sua aplicação para atividade profissional do arquiteto-urbanista. O curso não se restringiu à manipulação do software, mas também buscou familiarizar o aluno com a estrutura de dados disponíveis no IBGE e nas diversas instituições envolvidas com a atividade de ordenamento territorial do Ceará e do Brasil. Como forma de fixar o conteúdo trabalhado, os alunos estão elaborando cartogramas utilizando-se da base de dados de Fortaleza durante o mês de julho. Os resultados dos trabalhos dos alunos, e suas impressões sobre a experiência de aprendizado da ferramenta, serão postados neste blog em breve. Esperamos comentários, e nos colocamos a disposição para disseminar o conhecimento adquirido junto ao corpo discente da FAU-UFC.

Clarissa Freitas,

Tutora do PET Arquitetura. Tema: Urbanização de risco.