julho 20, 2010

Exercício ArcGIS por Rebeca

Após a participação no curso, foram propostas duas atividades para aumentar a familiaridade com o software e com a base de dados do IBGE.
Exercício 1: Como primeira atividade geramos mapas de renda, população e escolaridade para um bairro de fortaleza escolhido por cada aluno. Para esse exercício escolhi o bairro onde moro, Cajazeiras, estudado no semestre anterior na cadeira de projeto urbanístico, o que aumentou minha curiosidade acerca das informações que iriam ser geradas.

Depois de gerados os mapas e analisando-os pude notar as disparidades que o bairro possui, além  do reconhecimento dos setores mais populosos, mais ricos, etc.

A comparação desses mapas com as imagens do google earth do local também foi algo interessante que serviu para um melhor entendimento dos dados na conformação do bairro.

Exercício 2: No exercício dois nos foi sugeridas algumas atividades envolvendo operações geográficas. Optei por descobrir a população da APA do Rio Ceará. A forma como o ArcGIS agrega os dados aos mapas faz com que as informações sejam geradas com uma grande rapidez, além das variadas formas que o arcGIS nos oferece para representar os dados graficamente.

Em ambas as tarefas notamos a importância do ArcGIS como ferramenta para auxiliar os profissionais na área de planejamento urbano, tornando o trabalho mais ágio e preciso e facilitando a visualização dos dados na realidade urbana melhorando a assimilação das dinâmicas urbanas.