julho 21, 2010

Exercício ArcGIS por Nággila

O ArcGIS é um programa que relaciona dados georeferenciados, no nosso caso obtidos do IBGE e da SEMACE, permitindo ao usuário selecionar a área, os dados e a forma de representação que melhor se molde àquele dado.

Exercício 1: Escolhi o bairro Cidade dos Funcionários para analisar nas três instâncias propostas pelo exercício, população, renda e escolaridade. Então, pude comprovar graficamente, através da comparação dos três mapas, que a renda é inversamente proporcional ao número de habitantes e diretamente proporcional à escolaridade.

Exercício 2:
Tentei contar o número de moradores da APA da Sabiaguaba. Infelizmente não consegui um número preciso, pois o ArcGIS não consegue selecionar apenas a parte do setor censitário que está dentro da APA, mas consegui analisar visualmente que a concentração de população é maior na porção da APA mais distante do mar, logo existe maior preservação na parte mais próxima do mar.

Ao término dos exercícios percebi como ele pode auxiliar em pesquisas e trabalhos sendo uma ferramenta fundamental para o melhor entendimento e argumentação das nossas conclusões acerca das dinâmicas urbanas.