maio 24, 2010

VULNERABILIDADE NATURAL E AMBIENTAL

Por Emily Cattani



Palestra realizada no dia 17.05.2010 proporcionada pelo PET da geografia UFC. Texto que evidencia a importância da análise ambiental em qualquer intervenção urbanística, esclarecendo conceitos e apresentando outros.



Prof. Dr. Alfredo Marcelo Grigio – alfredogrigio@uern.br

Vulnerabilidade natural leva em conta a dinâmica da natureza, climatologia, estrutura do ciclo alimentar, estágio de fitossucessão, a biodiversidade. Analisa as “fragilidades”, o comportamento da natureza por si só. Onde todos os fatores possuem o mesmo peso.

Vulnerabilidade ambiental refere-se à susceptibilidade do ambiente a pressões de uso e ocupação do solo (intervenção humana). Onde o fator de uso e ocupação do solo sempre pesará mais ou muito mais que o fator natural.

Vulnerabilidade sócio-ambiental (metodologia de ALVES) refere-se a fatores sociais (renda, escolaridade...) ligados à questão da vulnerabilidade ambiental (natureza sendo ocupada).


Risco – Vulnerabilidade
É a vulnerabilidade que determina se o risco será alto ou baixo. A vulnerabilidade pode ser avaliada através do risco ambiental e da degradação ambiental.


OBS: A pesquisa do professor foi baseada numa poligonal envolvendo o rio Açu no Rio Grande do Norte.


METODOLOGIA DA VULNERABILIDADE
- Coleta de dados
- Montagem de banco de dados (análise exploratória, seleção de vulneráveis)
- Cruzamento de dados (mapas temáticos)
- Modelagem
- Prognósticos

MAPAS
Pode ser desenhado por 3 elementos: ponto, linha ou polígono. Quando um mapa é gerado através do cruzamento de outros mapas é necessário atentar-se para a interpretação dos dados.

SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GEOGRÁFICAS (SIG)
Cria informações por meio de vários softwares (Ex: DINAMICA/ UFMG). É uma das ferramentas do geoprocessamento. Possibilita o cruzamento de dados e mapas e não somente os desenha como é o caso do CAD.

MAPA BASE
Mapa que possui georeferenciamento (latitudes, longitudes), podendo ter outras informações como: curvas de nível, hidrografia, rede viária...


Bibliografia interessante

CUTTER, Susan (referência no estudo da vulnerabilidade)
ALVES, H. P. F
MARANDOLA, Jr. e HOGAN, D. J; Vulnerabilidade e Risco (artigo).





Comentários