Recém-Ingresso

por Rebeca Gaspar

Com edições no ano de 2009 e 2010, o Curso de Recém-Ingresso visa atender aos alunos ingressantes no Curso de Arquitetura e Urbanismo da UFC com matrícula para o 2° semestre de cada ano, de forma a envolvê-los em atividades diversas propiciando a sua integração com a Universidade.
O desejo manifesto por uma Universidade pública, gratuita e democrática foi o que nos impulsionou a elaborar o curso, cuja preocupação inicial se focaliza em dois aspectos principais:
                               A necessidade de receber os alunos recém-ingressos, que se deparam com um universo inteiramente novo, gerando angústia e expectativa;
                               O entendimento de que a maior parte dos alunos, mesmo em períodos mais adiantados, não tem a real dimensão do seu papel social, na Universidade e em outros contextos vividos durante a formação do arquiteto-urbanista.
Os novos universitários saem do ensino médio e ingressam na Universidade, passando por um processo de transição geralmente acompanhado de muitas dúvidas e inseguranças. Nesse contexto, jovens de pouca idade entram num universo no qual gozam de maior autonomia e onde não existe mais a figura norteadora do professor/diretoria como representantes da disciplinaridade.
Além disso, os recém-ingressos desconhecem as atividades desenvolvidas na Universidade (na graduação, pesquisa e extensão), o que dificulta não apenas sua adaptação neste novo ambiente, como também a adoção de parâmetros para suas futuras escolhas e decisões.
Frente essas preocupações, o Curso para o Recém-Ingresso em Arquitetura e Urbanismo pretende fornecer ao calouro a oportunidade de ingressar na universidade de modo mais seguro e integrado, além de melhor preparado para participar de forma ativa nas suas atividades acadêmicas.
O Projeto pretende contribuir, enfim, para a consolidação de um curso pensante e crítico, capaz de colaborar e trabalhar pela evolução constante da formação de profissionais de Arquitetura e Urbanismo socialmente responsáveis e afinados com as necessidades da população.

Em 2010, assim como no ano anterior, a temática escolhida para o curso de recém ingresso foi O panorama geral da arquitetura e Urbanismo, no qual são dados conceitos básicos acerca dos vários âmbitos – Arte, história, cidade, dentre outros - da arquitetura e do urbanismo, de forma prática e teórica.
 A metodologia empregada no Curso Recém-Ingresso estimula os participantes a mergulharem, para além de suas vidas particulares, no universo de atuação profissional do arquiteto urbanista. Ela se propõe a conectar os valores e fatos, de modo que os alunos possam melhor compreender a rede de relações, que emprestam significados ao conhecimento, às políticas, sociais e econômicas da sociedade. Assim, busca-se construir espaços onde os anseios, os desejos e os pensamentos dos estudantes possam ser ouvidos e diretamente considerados.
O Curso desenrola-se através de uma série de encontros, que se desdobram em atividades semanais ao longo do primeiro semestre do ano, sendo elas de caráter:
                               Científico (visita aos campi da UFC; palestras sobre o projeto político-pedagógico do CAUUFC, visitas a obras relevantes de arquitetura, bem como a áreas urbanas socialmente problemáticas; vivência nos laboratórios de pesquisa; participação em palestras e mini-cursos, etc.);
                               Cultural (visita a diversas instâncias universitárias como: o Museu de Arte, a Rádio Universitária, a Reitoria, a Casa Amarela e Casas de Cultura);
                               Sociais (conversa/vivência com professores e alunos veteranos; participação nas programações de confraternização, etc.).

O conteúdo programático para o curso 2010 e 2009 distribui-se em blocos de encontros, no qual acontecem as atividades previstas de acordo com o andamento do curso.



Bloco 1: Acolhida aos alunos

Objetivo:
Estimular a integração à vida acadêmica dos alunos recém-ingressos no Curso de Arquitetura e Urbanismo da UFC e apresentar sua estrutura organizacional. Esta atividade é conduzida em alguns momentos por alunos e em outros por um profissional da Universidade.

Ações:
                               Cadastro dos calouros e demais interessados (telefone, e-mail) inscritos no Projeto Recém-ingresso no dia de sua matrícula. Os monitores deverão estimular os calouros, no momento da matrícula;
                               Conversa com docentes sobre a organização do Projeto Político-Pedagógico do curso e sobre as atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Bloco 2: Introdução ao Recém-Ingresso
Objetivo:
Apresentação do curso Recém-Ingresso 2010, integrando os participantes entre si e familiarizar os alunos recém-ingressos com a bibliografia básica do curso.

Ações:
                               Apresentação do curso Recém-Ingresso 2010 através da leitura  e explanação da ementa;
                               Esclarecimento de dúvidas dos alunos sobre os temas abordados na ementa.



Bloco 3: Introdução a áreas de conhecimento em Arquitetura e Urbanismo
Objetivo:
Explanar algumas das áreas de conhecimento abordadas ao longo do curso em Arquitetura e Urbanismo, com o intento de aproximar os recém-ingressos das unidades curriculares.

Ações:
                               Ministrar aulas teóricas e práticas sobre diversas áreas de conhecimento em Arquitetura e Urbanismo, sendo as teóricas ministradas pelos petianos e as práticas, por professores do Departamento de Arquitetura e Urbanismo, convidados pelo grupo;
                               Promover visitas vinculadas a algumas das aulas práticas.

Bloco 4: Conhecendo a UFC
Objetivo:
Através de uma base teórica e visitas aos diversos campi, promover a experimentação dos diversos espaços onde está instalada a Universidade Federal do Ceará.
Ações:
                               Aula teórica ministrada pelo professor Joaquim Aristides sobre o espaço físico da UFC;
                               Visita ao Campus do Benfica;
                               Visita ao Campus do Porangabussu;
                               Visita ao Campus do Pici.

Bloco 5: Mini-cursos
Objetivo:
Introduzir o recém-ingresso às novas mídias e recursos tecnológicos emergentes no campo da Arquitetura e Urbanismo.
Ações:
·                                Mini-curso: A Arquitetura e o Urbanismo no mundo digital.



Bloco 6: Apresentação dos grupos de estudo
Objetivo:
Familiarizar os recém-ingressos com as atividades de pesquisa e extensão geridas por estudantes de Arquitetura e Urbanismo.
Ações:
·                                Apresentação dos grupos de estudo atuantes no Curso de Arquitetura e Urbanismo.

Bloco 7: Confraternização
Objetivo:
Como fechamento das atividades de integração do recém-ingresso pretende-se promover evento(s) de confraternização, com o intuito de coroar os esforços de todos os participantes.



Comentários