agosto 12, 2013

Apresentação Grande Bom Jardim

Por Úrsula Priscylla Santana Nóbrega

Nos últimos quatro meses, o PET Arquitetura e Urbanismo e bolsistas do Programa Jovens Talentos vêm desenvolvendo o trabalho de levantamento de dados sobre o Grande Bom Jardim, bairro localizado na porção sudoeste deFortaleza. O trabalho surgiu da parceria entre o CDVHS (Centro de defesa da Vida Hebert de Souza) e o PET Arquitetura e Urbanismo. O trabalho consistiu no levantamento de dados secundários, tendo como principais fontes de pesquisa o censo do IBGE 2010 e o Diagnóstico Geoambiental do município de Fortaleza.

 
A professora Clarissa relacionou a pesquisa com o tema da disciplina de Planejamento da Paisagem, ministrada por ela para turma do segundo semestredo curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Ceará. Durante as aulas, a turma e os bolsistas tiveram a oportunidade de visitar o bairro.  Fotos da visita podem ser encontradas em nossa pagina do facebook (Clique Aqui).



O primeiro resultado da pesquisa: um diagnóstico do bairro foi apresentado no dia 22 de junho aos moradores do Grande Bom Jardim. Muitos questionamentos foram levantados e parcerias surgiram. A população ficou entusiasmada ao ver muitos dados que foram fornecidos na apresentação. Algumas lideranças da comunidade que estavam reunidos no dia relataram a dificuldade de obter informação daquela natureza sobre o Grande Bom Jardim. Após a apresentação do diagnóstico e conversas com a população, ainda no dia 22, foi possível entender a importância desse tipo de trabalho, a necessidade de democratizar a informação para que a todos possam entender as reais carências e potencialidades da cidade de uma maneira geral. Assim, implementar a participação popular e tornar possível o planejamento de  melhorias.











Comentários