abril 03, 2011

Curso de ArcGIS na Semanau 2011

por Emily e Manuel

No dia 24 e 25 de março o ARQPET realizou um mini-curso de ArcGIS como parte das atividades da SemanAU (Semana de Arquitetura e Urbanismo) organizada pelo CACAU (Centro Acadêmico da Arquitetura e Urbanismo da UFC). Ministraram o curso os alunos: Luciana Hinkelman, Tinally Carneiro, Manuel Lima, Emily Cattani, Fernanda Lessa e Bruno Ramos. O curso oferecido pra 20 alunos, com carga horária de 8h, propunha apresentar os conceitos de geoprocessamento e suas possibilidades, utilizando as ferramentas do software no âmbito do urbanismo.

No primeiro dia foi feita uma apresentação teórica sobre geoprocessamento e SIG. Após foi realizado um exercício para obter um mapa temático com uma variável do IBGE de um bairro de Fortaleza. No segundo dia foram realizados exercícios para associar os arquivos do Google Earth, contendo imagens de satélite, e do Auto CAD, contendo o desenho vetorizado das edificações e dos lotes da cidade, ao ArcGIS que sobrepõe essas informações. Com isso é possível obter mapas precisos que permitem embasar análises urbanas.

O ARQPET pretende multiplicar essa experiência para tornar o SIG uma ferramenta mais acessível tanto para os estudantes em seus estudos e trabalhos acadêmicos como para os profissionais que já tem essa demanda. Agradecemos à Clarissa Freitas e ao Renato Pequeno por apresentarem o software; ao Arthur Molina que nos ensinou a utilizar o ArcGIS e aos alunos que participaram do mini-curso pelo seu interesse e disponibilidade.
 Como um passo adicional na disseminação do uso do software pelos nosso colegas, disponibilizamos os tutoriais abaixo: